domingo, 7 de março de 2010

Sapato de noiva: dicas básicas

   
   
 Olá!

     Hoje resolvi fazer um "sapato de noiva para iniciantes". =p. Não me levem a mal, claro que tem muita coisa que todo mundo sabe, mas sempre tem uma coisinha que na pressa, sem querer escapa! Resolvi fazer uma boa pesquisa sobre o assunto e colocar tudo aqui para facilitar a vida das noivinhas web-a-fora (inclusive eu!). Então vamos lá!!

1. O sapato tem que ter o estilo da noiva. Se você é mais clássica, minimalista não resolva justo no dia do seu casamento ousar com uma sandália cheia de strass e frufrus. Pode ter certeza que não vai se sentir a vontade e isso se tornará um grande problema no dia. É receita certa para o mau humor e fotos ruins.

2. O sapato deve ser adequado ao seu vestido. Ou seja, dependendo do modelo do vestido, varia o tamanho e largura do salto, modelo do calçado, se é melhor sandália, sapato fechado, peep-toe (aquele sapato com uma pequena abertura na frente em que aparece só um pouco dos dedos), cor, bordados...

3. Portanto, considerando o item acima, o que deve vir primeiro: o sapato ou o vestido, o vestido ou o sapato?? O ideal é você primeiro encontrar o vestido (pronto ou ter já o desenho do modelo e os tecidos, pra quem prefere mandar fazer). Depois ir a caça do sapato o mais rápido possível porque irá precisar dele já na primeira prova (por causa do comprimento do vestido). Nesse ponto o sapato vem "antes" do vestido... É preferível adequar o sapato ao vestido e não o contrário, não?!

4. Antes de procurar pelo seu vestido faça uma pesquisa nos modelos de sapatos e separe as fotos que gostar. Leve-as inclusive quando for procurar seu vestido. Faça uma lista dos locais onde as encontrou e também das lojas especializadas em sapatos de noiva (elas têm uma maior variedade de modelos e boas dicas do que combina com o quê). Não gaste tempo indo a mil lojinhas que a prima da amiga do sobrinho da tia do seu noivo te indicou. Internet é para isso. Já vá na loja tendo uma idéia do que tem lá, quanto custa em média os sapatos. Afinal, cada minuto é precioso na maratona do casamento.

5. Não saia às compras logo de manhã. O ideal é experimentar o sapato mais no final da tarde, já que nossos pés tendem a inchar no decorrer do dia. Até porque, como a maioria dos casamentos acontece nesse horário, seus pés também deverão estar um pouquinho maior do que o normal já na cerimônia - evite passar por mais esse aperto =p. Se for usar meia-calça com o sapato, não se esqueça levá-la no dia da compra, pois elas sempre deixam o sapato mais fácil de entrar, e tamém ficam mais escorregadios, caindo toda hora do pé, como se estivessem frouxos. Peça para experimentar um número menor e um maior do que o seu habitual para ter certeza do tamanho.


6. Forrar ou não forrar? Antigamente quase sempre se forrava o sapato do mesmo tecido ou de outro da mesma cor. O sapato forrado fica bem chique, mas hoje existem tantas opções de modelos no mercado, que acho que vale a pena dar uma procurada antes. Caso você encontre ou já tenha "o sapato" mas que não combine muito ou seja colorido, ai sim, forre, aplique flores, rendas, brocados.... Seda e cetim são os tecidos mais utilizados. De qualquer forma eu gosto bastante quando o sapato deixa de ser tão combinadinho com o vestido. Vale até ser colorido! Dê personalidade ao seu sapato, ele não é SÓ um acessório.

7. CONFORTO!!! Não tem característica mais importante para um sapato de noiva. Nâo adianta nada comprar o sapato dos seus sonhos se ele vai te dar bolhas na primeira hora. O sapato perfeito é aquele que deixa a noiva dançar a noite inteira sem lembrar que está de sapato. Até porque, os noivos são a alma da festa, e se você ficar sentada por causa da dor, ninguém vai se animar também.


8. SALTO: aqui devemos prestar atenção a 3 coisas. A) A altura do noivo. Se seu noivo é quase da mesma altura ou menor que você, saltos bem altos estão fora de questão. Mesmo que você esteja acostumada a sair com saltos que a deixem do mesmo tamanho ou ainda maior do que ele, não é uma opção. A verdade é que por mais que ele diga que não se importa, no fundo todo homem gosta de estar mais alto que seu par. Eles ficam com a sensação de que estão protegendo sua amada, além do próprio ego. Se não for por isso, pelo menos pelas fotos. PS: lembrar dos centímetros adicionais do véu e grinalda também!! B) Você anda de all star e sapatilha todo dia? Então esse não é o dia para treinar malabarismo. Opte por um saltinho mais baixinho e também mais largo. C) Não aconselho a ninguém usar salto agulha ou os fininhos em geral, pelo simples fato do conforto. É física pura. Quanto menor a área de sustentação maior a "dor" rs. Claro que plataforma, anabela não combina com nenhum vestido de noiva, mas existem vários saltos mais quadrados. Sem contar que salto fino sempre acaba prendendo em tudo quanto é canto, principalmente no seu quedrido vestido.

9. Atenção à sola do sapato. Durante seu casamento você irá enfrentar diferentes tipos de piso e algum deles pode ser extremamente escorregadios (cuidado especial com a pista de dança). Algumas superfícies de solas são muito lisas levando a uma grande propenção de quedas. ts-ts-ts. Caso seu sapato de escolha tenha esse problema, cole algum antiderrapante na sola (ou leve no sapateiro).

10. Sandália ou sapato? Existem várias sandálias maravilhosas que compõe muito bem o look noiva. Se combina com o seu estilo e está costumada vá em frente! No entanto, como a primeira regra é o conforto, tome cuidado! As sandálias que costumam ficar lindas são aquelas de tirinhas mais finas porque ficam mais femininas, só que por conta disso também não têm estabilidade alguma. Ao final da festa, os pés já inchados "tentarão escapulir" da sandália. Além de feio (porque vai parecer que comprou um número menor, com os dedos pra fora da plataforma) vai ser dolorido! Sapatos fechados ou peep-toes seguram todo o pé por igual - mais uma vez uma questão de física!! rs
     Vestidos clássicos e longos ficam melhor com sapatos scarpin e chanel, enquanto que os vestidos curtos e descolados compõe melhor modelos mais estilosos como peep-toe e sandálias . 

11. "Quebre o seu sapato"!! Calma, não é literalmente. É só uma expressão para dizer o que todo mundo sabe mas ninguém lembra. Sapato novo sempre incomoda um pouco, por mais confortável que seja. Solução? Use-o em casa várias vezes algumas semanas antes do casório para que ele se molde melhor ao seu pé. Mas só dentro de casa pra não sujar!! Lembre-se que serão 4-6 horas em pé no dia D.

12. Sapato reserva. Eu aconselho toda noiva a ter um sapatinho reserva da mesma altura do que será usado (e de preferência também mais confortável), caso aconteça alguma coisa antes ou durante a festa (ou ainda caso seu sapato esteja te machucando apesar de todos os cuidados dos 11 passos anteriores).

   Ficou faltando alguma coisa?
   Próximo post (já em construção) sobre os locais "mais-mais" para encontrar seu sapato ou onde forrá-lo.

beijoss

2 comentários:

Vinicius Braga disse...

Muito interessante e útil.

Vinicius Braga disse...

Muito interessante e útil.