terça-feira, 2 de março de 2010

Bolo para ver ou bolo para comer?


Olá!!

  Nos últimos tempos tenho andado muito prendada, principalmente no quesito gastronomia. Além do bom é velho arroz com feijão santo de todo dia, andei me aventurando nas sobremesas. E não tem nada mais cara-gosto-cheiro de casa do que bolo, não?! E modéstia a parte, os meus têm ficado deliciosos.... e feios! O útimo então coitado se quebrou em várias partes, mas ficou insuportavelmente gostoso.
    Nessa onda de bom x feio, me lembrei de uma matéria que li ou vi (não lembro!) recentemente a respeito de uma nova onda de bolos para casamento que não levam cobertura com o objetivo de instigar o apetite, pois o importante não é a beleza, mas sim o sabor! Em contra partida, cada vez mais os bolos de casamento são falsos (o famoso fake) em que a maior parte na realidade é isopor e apenas uma das camadas é de verdade - afinal, precisamos cortar alguma coisa na hora da indispensável foto do bolo. E eu nunca vi ninguém não se incomodar de cortar isopor!! (lembrando que o bolo já deve estar todo fatiado na cozinha esperando para ser servido!=p)
   Outra opção que tenho visto é fazer um bolo de bolinhos (cup cakes). Colocam-se vários bolinhos em suportes formando camadas semelhante a dos bolos tradicionais. Eu acho muito fofo, gostoso, prático (não precisa de talher e pratos), criativo... mas definitivamente não subtitui aquele bolo lindo que você e seu noivo irão cortar juntos! Gosta dos cup cakes e muffins? Sirva do meio para o final da festa, de preferência na pista de dança para a galera que faz a dobradinha dança-bebida e acaba esquecendo de comer. É sucesso garantido!!

    Bem, mas nem tudo sobre bolo é só ver e comer. Até por trás dessa coisa aparentemente simples há alguns detalhes que o casal tem que pensar:
  •  Calculando a quantidade de bolo: sabia que o bolo se compra por número de fatias ou peso?? Pois é, saber o número de convidados é necessário para essa tarefa. O mais comum é calcular 1/2 fatia por pessoa.
  • Recheio e massa: claro que tem que agradar aos noivos, mas também não custa agradar seus convidados, não? Sabores muito exóticos e determinadas frutas não agradam a grande parte das pessoas. Tente evitar côco, maracujá, ameixa, morango, damasco, nozes... acho que o mais seguro é ficar no básico bolo branco com recheio de doce de leite, brigadeiro, baba de moça, chocolate  trufado. Mas se você não dispensa um desses temidos ingredientes (eu por exemplo sou louca por recheio de nozes), opte por sabores diferentes para cada camada (2 sabores diferentes). Outra dica que vale é não aprontar na massa do bolo. Faça a massa básica que combina bem com todos os recheios, além de ficar bonita. No casório do meu tio eles inventaram de fazer bolo de nozes (na massa) com recheio de damasco e nozes. Na minha cabeça iria ficar maravilhoso, mas a massa ficou "pesada" e não teve o sabor de bolo de casamento tão aguardado.
  • Prove o bolo antes!! Quando for encomendar o bolo, peça provas. O que parece ser muito bom em teoria  (combinação de sabores) pode ser decepcionante fora do papel. E não vá sozinha, quanto mais boca para opinar melhor..rs.
  • Leve fotos de bolos com idéias que você goste para não dar margem para má interpretação do design do bolo. Só tenha cuidado para não enlouquecer a pobre da pessoa que irá fazê-lo, não dá pra fazer um carnaval no bolo né? Pense que seu bolo vai sair nas fotos antes de ser comido.
  • Hora de cortar o bolo: não tem hora certa, mas vale lembrar que não deve ser tarde, por duas razões. A primeira é que tem pessoas idosas e casais com criança que não vão aguentar até muito tarde. Vale considerar sua avó que estará aguardando ansiosamente pelo bolo. A segunda fica por conta das fotos. Para ainda estar com maquiagem-cabelo-roupa inteira na foto, tem que ser cedo. Ainda mais se for cortar mesmo o bolo (bolo real, e não fake). Não gosto de imaginar que o pobre do bolo vai perder sua beleza logo de cara e passar a festa toda troncho (mesmo que tente esconder o pedaço fatiado de frente para a parede!)
  • Vários casais gostam de levar um pedço do bolo para congelar e comer no aniversário de 1 ano de casados. Em geral dá certo! Ai vai do casal e do tipo de massa e recheio. Mas levar pra comer no café da manhã pelo menos vale. haha
Algumas idéias de modelos de bolos... (fico devendo outros modelos e variações em outro post!)



 
Rendado

Flores

cup cakes

Sem cobertura

Cup cakes para servir na pista

laço


Bolas e geométricos

Monograma ou com nome dos noivos


Gostaram dos modelos?! Qual combina mais com o seu casamento? Algum modelo diferente?

beijoss

Nenhum comentário: